quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O Desapego

Em menos de uma semana entreguei as chaves da minha loja e do nosso apê. Cinco anos e meio de trabalho duro, erros e acertos no meu negócio, e três anos e meio no apartamento que montamos do jeito que queríamos. Sem arrependimentos, a escolha foi nossa. Foi até mais fácil do que imaginei. Pensei que seria como no último episódio de Friends, (quando eles saem do apartamento e deixam as chaves sobre o balcão do apartamento vazio) que eu chorei em prantos. Ainda bem que eu seguro bem mais as emoções na vida real. Nenhuma lágrima, nenhum recentimento. Portas abertas para a nova etapa. E que venha a nova etapa!

Minha querida amiga Bete há algum tempo me mandou este texto de Fernando Pessoa no qual ele retrata o desapego de forma prática e racional. Adorei.

"Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perdemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos. Não importa o nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos que já se acabaram. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas possam ir embora. Deixar ir embora. Soltar. Desprender-se. Ninguém está jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto às vezes ganhamos, e às vezes perdemos. Antes de começar um capítulo novo, é preciso terminar o antigo: diga a si mesmo que o que passou, jamais voltará. Lembre-se de que houve uma época em que podia viver sem aquilo - nada é insubstituível, um hábito não é uma necessidade. Encerrando ciclos. Não por causa do orgulho, por incapacidade, ou por soberba, mas porque simplesmente aquilo já não se encaixa mais na sua vida. Feche a porta, mude o disco, limpe a casa, sacuda a poeira." Fernando Pessoa

2 comentários:

Equipe PFH disse...

Há bens que vem para o bem, ou bem que vem para ser melhor... só tenho bons pensamentos, boas perspectivas do que vem pela frente... Não acho que preciso te dizer BOA SORTE, pq vc não precisará contar com ela, terá td de bom em função da sua competência, dedicação e desejo.

bjos, estou com vc.

Paula disse...

Oi Marina!
Adorei seu blog. Com a viagem, vou tentar manter contato por aqui. Parece que eu te conheci melhor agora, engraçado...
Já te falei um dia que você é uma profissional acima da média; e sei também que é uma pessoa acima da média. Sendo assim, nada além de sucesso está reservado para você nesta nova empreitada!
Bjo,
Paula.